RCC promove encontro de formação ma Arquidiocese de Maceió

Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana

Neste final de semana, a Renovação Carismática Católica (RCC) da Arquidiocese de Maceió promoveu o repasse do Encontro Nacional de Formação de Servidores (ENF), no ginásio do Colégio do Santíssimo Sacramento, localizado no Centro da capital, com a participação de aproximadamente 500 pessoas.

O evento, que teve início na sexta-feira (23) com a missa de abertura, contou com momentos de pregação, formação e confraternização. No sábado (24), foram realizados workshops simultâneos, abordando temas como ministério para crianças, oração por cura e libertação, pregação, ministério para famílias e jovens, entre outros.

Eliane Noronha, coordenadora da RCC na arquidiocese, destacou a importância do repasse para alinhar o movimento com as diretrizes nacionais e fortalecer a identidade carismática. “É uma graça podermos beber dessa fonte que é a formação na RCC”, afirmou.

“Esperamos que esse encontro se perpetue por muitos anos porque na vida formativa é aquilo que vai revelando a nossa identidade, nos alinhando como Igreja e fazendo com que a gente possa com ter mais responsabilidade no serviço e no chamado que nosso Senhor fez a cada um de nós”.

Para Vinicius, um dos participantes, o repasse foi uma oportunidade de receber direcionamento para o ano e se preparar para o serviço. Já Lucicleide, coordenadora de um grupo de oração, na Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Santa Lúcia, vivenciou um reavivamento do Espírito Santo e aprendeu como melhor servir e viver em unidade.

Lucas, coordenador estadual do ministério de comunicação, ressaltou a importância da formação para o movimento e a oportunidade de estar em comunhão com outros servos.

Daiana Rehbein, coordenadora nacional do Ministério de Formação, refletiu sobre o tema: “Nesse ano nós falamos da palavra que norteia os nossos trabalhos está no Evangelho de João no capítulo vinte, no versículo vinte e um. O Senhor sabe que nós precisamos primeiro dessa experiência pessoal para depois sair em missão. Então Ele vem apascentar, acalmar, fortalecer os corações e assim ele nos envia. A partir de pessoal dessa paz de Deus, que é o próprio Cristo, levar essa paz ao mundo, levar essa paz às pessoas que necessitam”.

A importância da formação
Dom Carlos Alberto Breis, OFM, arcebispo coadjutor esteve presente e presidiu a missa de encerramento do encontro e parabenizou a RCC pelo evento. Ele também destacou a importância da formação contínua e da missão evangelizadora do movimento.

“Que bom ver todos aqui reunidos para esse repasse do encontro. Tão bom quando a gente senta e reflete a Palavra de Deus na missão que Ele nos dá. Este no retiro de Carnaval, no Santuário da Virgem dos Pobres, e ainda lá, externei a alegria de está com a Renovação Carismática Católica”.

E continuou: “Vem do sopro do Espírito os dons, os carismas, para o bem de todos e para a construção da Igreja. Agradecemos ao padre Luiz Antônio, ao diácono Fábio, e estamos aqui para caminhar juntos”.