Eliane Noronha é a atual coordenadora arquidiocesana da RCC até 2024.
Por Maria Cicera | Setor de Comunicação
A atual presidência do Conselho Arquidiocesano da Renovação Carismática Católica tomou posse no dia 1 de janeiro do corrente ano, mas na noite da última segunda-feira, 03, na Igreja Matriz de Santa Teresinha de Liseux – Paróquia Pessoal Universitária, foi realizada uma missa em Ação de Graças.
Antes do início da Celebração Eucarística, padre Elison Silva, pároco da Paróquia Universitária, leu o Decreto Canônico, assinado pelo Arcebispo Metropolitano, dom Antônio Muniz Fernandes; no qual declarou que Maria Eliane Noronha da Silva Paulino assume a função de coordenadora da Renovação Carismática Católica na Arquidiocese, pelo período de 02 anos.
Nos ritos iniciais o celebrante, Pe. Luiz Antônio Guimarães, diretor espiritual do Movimento, salientou que a intenção de Ação de Graças era dupla: “Celebremos esta Eucaristia em gratidão a Deus pelos anos que Pe. Rodrigo Rios coordenou, tão bem, a RCC e, ao mesmo tempo, acolhamos os eleitos para a nova presidência do Conselho Arquidiocesano neste biênio”.
Na homilia, Pe. Rodrigo Rios, anterior coordenador do Movimento, refletiu sobre a palavra “eleição” nas Sagradas Escrituras e aprofundou seu sentido. “Aquele que é eleito foi escolhido”, afirmou o sacerdote e continuou citando o Livro do Deuteronômio, além de outras passagens dos livros sagrados.
“Quando a eleição é de Deus é necessário reconhecermos que a intenção foi Dele. Foi de Deus e isso é graça!”, enfatizou padre Rodrigo.
Antes da bênção final a palavra foi dada ao Coordenador Estadual da RCC, João Paulo, que expressou sua alegria ao celebrar aquele momento para os carismáticos, em especial da Arquidiocese. “Na Igreja muitos Movimentos tem um papel importante na evangelização. Mas o Senhor chamou a Renovação Carismática para ser sinal, memória e rosto do Pentecostes”.
Eliane Noronha, atual coordenadora da RCC, em seu discurso falou de forma firme e serena; e usou duas palavras de ordem em seu pastoreio: Serviço e humildade. “Que essas palavras sejam ações constantes em nosso Movimento, gerando assim a unidade em todas as instâncias do Movimento”
Continuando ela, de forma enfática: “ A Renovação Carismática Católica na Arquidiocese de Maceió é Igreja, com a Igreja, para a Igreja e na Igreja. Jamais contra a Igreja”.
Em seguida leu os nomes de todos os eleitos para compor o Conselho Arquidiocesana da Renovação no biênio e o Diretor Espiritual, padre Luiz Antônio, chamou todos à frente do Altar para que toda a assembleia rezasse por eles e suas missões.
A Santa Missa foi presidida por Pe. Luiz Antônio Guimarães e concelebrada por padre Rodrigo Rios e padre Elison Silva; na animação do canto o Ministério Água Viva e Igor Demuvi e um destaque para a presença de membros do Conselho Estadual da Renovação Carismática. Após a Celebração Eucarística foi servido um jantar.