Retiro Arquidiocesano apresenta São José como exemplo para a humanidade

*Por Micheliny Tenório | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Carlos Roberto, Maria Cicera e Wanderlan Velozo)

Nessa segunda-feira (15), penúltimo dia do Retiro Espiritual Arquidiocesano, os fiéis participaram de momentos de oração, palestra e do Terço de São José com transmissão pelas redes sociais da Arquidiocese de Maceió.

O formato on-line do retiro, devido à pandemia da Covid-19, não impediu que os cristãos católicos se unissem de forma virtual para louvar e pedir a Deus perseverança para enfrentar os dissabores gerados pela pandemia.

No início da manhã, na Capela da Residência Episcopal, o Diácono Urilian Santana conduziu o momento da Oração das Laudes, que é o louvor da Igreja pelo mistério de Cristo, sobretudo de seu aspecto glorioso: a Ressurreição.

Em seguida, Padre Sérgio Ricardo, diretamente do Santuário da Virgem dos Pobres, em Mangabeiras, realizou uma palestra tendo como tema: “São José: exemplo para os homens de hoje”. A palestra foi acompanhada por fiéis que estavam presentes no Santuário e transmitida pelas redes sociais.

O Sacerdote destacou a ação do Papa Francisco ao instituir o Ano de São José, que se tornou o tema central do Retiro Arquidiocesano, convidando os fiéis a refletirem sobre a vida e presença de São José como pai adotivo de Jesus e os ensinamentos que este santo deixou para a humanidade.

“Olhando para São José nós temos o modelo masculino segundo o coração de Deus.”, disse Padre Sergio Ricardo ao falar sobre as experiência negativas que envolvem homens como autores, a exemplo da violência doméstica.

O Sacerdote enfatizou que a criação do homem e da mulher faz parte do projeto de Deus, que não é algo cultural, e que ambos possuem a mesma essência de dignidade, porém “ (…) se a experiência com a figura masculina é má, é amarga, isto não se deve ao fato de ser homem, mas, à perturbação por causa do pecado, à falência nas relações humanas”, refletiu Padre Sérgio ao recordar a passagem do Livro de Gênesis quando Deus criou o homem e a mulher à sua semelhança.

Após a palestra, o Diácono Urylian conduziu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento direto da Capela da Residência Episcopal, encerrando a manhã do retiro espiritual.

Santa Missa e Terço

No final tarde, Dom Genival Saraiva, vigário-geral da Arquidiocese de Maceió, presidiu a Santa Missa na Capela da Residência Episcopal com a assistência do Diácono Inaldo Pita. Dom Genival ressaltou o compromisso do cristão como filhos de Deus em acolher os ensinamentos da Escritura Sagrada, destacando a presença de são José.

“Que neste retiro encontremos o por que desse olhar muito especial da Igreja a São José. A igreja comemora 150 anos da condição instituída pelo Papa Pio IX.

À noie, o já tradicional, terço da residência episcopal, dedicado a São José, foi conduzido pelo Diác. Urilian Santana e como convidados, o casal Warner e Graça.