Retiro espiritual reúne comissões da Pascom da Província Eclesiástica de Alagoas

Encontro aconteceu no Complexo Conventual Santa Maria Madalena, em Marechal Deodoro

Espiritualidade é o eixo sustentador da Pascom

As comissões da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Maceió e dioceses de Palmeira dos Índios e Penedo, que formam a Província Eclesiástica de Alagoas, estiveram reunidas em um retiro espiritual no dia 3 de abril. Os agentes refletiram a mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, praticaram a leitura orante da Bíblia e participaram da Missa.

A iniciativa da Arquidiocese de Maceió já acontece desde 2015 e foi suspensa nos últimos dois anos por causa pandemia. De acordo com a coordenadora arquidiocesana, Maria Cicera, este ano a espiritualidade dos agentes está sendo trabalhada de forma mais intensa. A espiritualidade é o eixo sustentador dos demais – articulação, formação e produção – que conduzem os trabalhos pastorais da Pascom.

“O retiro é um dos momentos mais esperados por todos nós para parar, rezar, ouvir o Mestre, falar e silenciar. Nesses dois anos de pandemia ficamos mais envolvidos nas atividades urgentes de nossa pastoral, mas este ano, Dom Antônio Muniz pediu que se trabalhasse mais o eixo Espiritualidade”, explicou a coordenadora.

O retiro foi realizado no Complexo Conventual Santa Maria Madalena em Marechal Deodoro. O encontro promoveu a leitura orante da Bíblia, conduzida pelo seminarista Pedro Paulo; uma reflexão sobre a mensagem para o 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais, dirigida pelo padre Luciano Duarte, reitor do Complexo; momento de deserto, interação entre os agentes e a Santa Missa na Igreja de Santa Maria Madalena.

Carla Rodrigues, agente da Pascom Arquidiocesana e também da Pascom do Convento dos Capuchinhos, exaltou o que sentiu no retiro: “Foi um verdadeiro divisor de águas no meu serviço, porque como entrei recentemente na Pascom, questionava a Deus o porquê de um serviço que eu não esperava exercer. No retiro, senti de forma concreta que é a vontade de Deus para minha vida, me senti abraçada pela família Pascom, interagindo e fazendo parte do meio. Foi um momento simples, mas extremamente profundo e agradável”.

Além dos agentes da Pascom Arquidiocesana, o retiro contou com a presença de agentes da Pascom Diocesana de Palmeira dos Índios e de Penedo. Diogo Eduardo é agente da Pascom há três anos e em 2021 iniciou a missão como Pascom Diocesana.

“Foi uma experiência que me permitiu perceber que a Pastoral requer um momento de retirar-se. De minha parte, compreender que sou responsável na missão de propagar o anúncio de Cristo, dialogar mais, sair da inércia que a pandemia deixou em cada cristão, realizar um trabalho sem esperar elogios, estar sempre pronto e vigilante para ajudar as pessoas em suas necessidades”, partilhou Diogo. “Espero transmitir um pouquinho dessa gratidão a cada agente da diocese de Palmeira dos Índios”, acrescentou.

A coordenadora arquidiocesana lembra que o foco na espiritualidade deve ser uma realidade de todas equipes paroquiais. “Estamos motivando e orientando as equipes paroquiais da importância de sair um pouco da técnica e da formação para dar espaço ao espiritual mensal ou quinzenalmente. Muitas equipes já vêm realizando estes momentos e se alegram com os frutos”, informou Maria Cicera.