Com devoção e fé à Romaria reuniu centenas de fiéis durante percurso de 12km a pé pelas margens daAL-210
*Por Raimundo Neto | Pascom Brotas
No dia 18 de setembro de 2022, a Paróquia Nossa Senhora das Brotas realizou a 24° Romaria em memória de Padre Cícero Romão. No ano de 2020, devido a pandemia ficamos impossibilitados de realiza-la, e no ano de 2021, feita em formato de carreata.
A romaria, tradição a mais de duas décadas na cidade de Atalaia, finalmente pode ser realizada em sua forma corriqueira, a pé. O evento todos os anos é realizado tradicionalmente no dia 20 de julho, mas devido às fortes chuvas e com o transbordamento do rio, pensando em primeiramente proporcionar apoio e bem-estar ao povo atalaiense, foi adiada para o mês de setembro.
Todos os anos, o evento é realizado em união a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, co-padroeira da cidade, o qual reuni centenas de fiéis e devotos, romeiros e romeiras de padre Cícero e Nossa Senhora das Dores. A caminhada penitencial sai do Povoado de Santo Antônio em direção a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Brotas e se encerra com a celebração da santa missa.
O administrador paroquial, Pe. Luiz Antônio ressalta sobre sua alegria em ter realizados sua primeira caminhada devocional: “A minha primeira romaria do padre Cícero a pé, foi uma experiência muito bonita, pude ver a fé do povo de Deus, que não mediu esforços para essa grande caminhada, de fato que, faz com que nos deixemos um pouco cansados, mas é um cansaço de alegria, uma experiência muito bonita, em que podemos mostrar a nossa fé e nosso objetivo, chegarmos até a igreja, celebrarmos a eucaristia, recebermos Jesus em nós, caminhamos com Ele e aqui recebemos ele em nosso coração. Que no próximo ano, você também possa vir alegrar-vos conosco, no dia 20 de julho, fazendo conosco nesta celebração e caminhada penitencial em honra a Nosso Senhor Jesus Cristo, a Nossa Senhora das Dores e ao Padre Cícero Romão. Que Deus abençoe a cada um de vocês”, ressaltou o administrador paroquial.
Dentre tantos romeiros e romeiras, encontramos dona Sueli que compartilhou conosco um pouco de sua emoção de poder retornar à romaria depois de dois anos: “Com muita satisfação, nós estamos aqui após dois anos de pandemia e hoje estou muito emocionada com todos os romeiros aqui presentes. Após dois anos sem nada (romaria), fui ao Juazeiro e me emocionei muito, e aqui em Santo Antônio eu nunca faltei a nenhum ano e senti muita tristeza quando falaram que não haveria a romaria de Padre Cicero. Mas só tenho do que agradecer ao padre Cícero pelas experiências que ele já proporcionou para mim e minha família e pelo que ainda fará”, disse dona Sueli.