Maurício Gonçalves / Jornalista
A vida voltou a soprar na histórica sala de Catequese da Cúria Metropolitana de Maceió, reinaugurada com a bênção episcopal e aspersão de água benta, na última terça, 22 de novembro. Os sete integrantes da Comissão Arquidiocesana de Animação Bíblico-Catequética foram acolhidos pelo anfitrião da casa, o arcebispo dom Antonio Muniz, e já iniciaram os trabalhos com o anúncio de um plantão de atendimento para todas as paróquias e comunidades, às terças, quartas e sextas, das 8h30 às 11h30.
Oxalá a porta e as janelas reabertas façam circular os mais puros ventos da instituição do Ministério dos Catequistas, qual um verdadeiro Ruah, no coração da nossa diocese, como desejam o Papa Francisco e dom Muniz. “É uma alegria muito grande poder retomar este espaço para o desenvolvimento de todos os trabalhos referentes à Catequese, principalmente na articulação para implantar o Ministério do Catequista”, expressou com satisfação o senhor arcebispo.
A estrutura e apoio oferecidos dão novo fôlego aos pulmões da comissão coordenada pela Irmã Cristiane dos Santos, da Congregação Pobres Filhas da Visitação de Maria. Na primeira reunião realizada na sala centenária da Cúria, a comissão traçou o planejamento para o término das atividades deste ano e o cronograma para o início de 2023.
Formação – Uma boa nova já é anunciada para a próxima aula presencial da Escola Arquidiocesana de Catequese, que será aberta inclusive para quem não é matriculado e queira participar. A aula que marca o encerramento do ano letivo e do módulo sobre a Sagrada Escritura está agendada para 10 de dezembro, na Igreja de Santa Rita, no Farol, das 8h às 12h. Excelente oportunidade para o catequista que quiser conhecer a dinâmica da Escola de Catequese.
A participação nesta aula experimental é gratuita. Quem for, pode levar uma contribuição para o lanche compartilhado. Os novos alunos também podem fazer uma pré-inscrição para o próximo módulo, que inicia no mês de fevereiro, com o eixo temático Catecismo da Igreja Católica. A matrícula é de vinte reais, assim como a mensalidade. A escola tem o formato híbrido, com oito aulas on line, nas segundas à noite, intercalando com uma aula presencial, dia de sábado pela manhã.
Além do atendimento na Sala da Catequese da Cúria, a Comissão está atendendo a convites para realizar formações com catequistas, em articulação com as áreas e setores. A próxima visita está prevista para o dia 4 de dezembro, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro de Santa Lúcia. A convite do setor Tabuleiro 1, a comissão estará presente para tratar do tema “Maria, Mulher Eucarística”.
Diagnóstico – Outro ponto de destaque é a adesão ao questionário lançado pela comissão para traçar um diagnóstico com o perfil da Catequese em todas as áreas e setores da arquidiocese. Mais de 200 catequistas já responderam à enquete com vinte perguntas objetivas e uma questão subjetiva, que vão servir como base para o planejamento de 2023 e preparação para a Assembleia dos Catequistas da Arquidiocese, com base no modelo de escuta sinodal.
O questionário está sendo enviado para os grupos de catequistas das paróquias; também pode ser acessado nas redes sociais da catequese arquidiocesana e da Pastoral da Comunicação (Pascom) ou pode ser acessado CLICANDO AQUI
Planejamento – A Assembleia Arquidiocesana de Catequese será realizada no dia 28 de janeiro, com a participação de dois representantes por paróquia. A comissão recomenda que as assembleias paroquiais sejam agendadas para depois desta data, após a divulgação do calendário da arquidiocese. Irmã Cristiane ainda informou que três representantes da nossa diocese devem participar da Assembleia de Catequese do Regional Nordeste 2, que reúne as províncias de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, e será realizada de 12 a 15 de janeiro, em Lagoa Seca, na Paraíba.
Nesta mesma data, também está programada a Escola Regional de Catequese, a se realizar no mesmo local, em outro ambiente do convento franciscano de Ipuarana, em Lagoa Seca, cidade vizinha a Campina Grande (PB). As inscrições estão abertas, com um investimento de R$ 510, incluindo hospedagem, todas as refeições e o material do curso. O eixo temático deste módulo é o “Querigma”.
Comunicação – A parceria da Catequese com a Pascom arquidiocesana está dando super certo, num bom exemplo de pastoral de conjunto, com o projeto “Catequese para Todos”. Com uma plataforma multimídia, o conteúdo de séries temáticas transita desde o canal da diocese no Youtube ao site, rádios, redes sociais e outras mídias, com entrevistas e reportagens em vídeo, áudio e por escrito.
Os primeiros episódios foram produzidos com o direcionamento de dom Antonio Muniz para a série especial sobre o ministério do Catequista. E a segunda série lançada esta semana, vai tratar sobre a Formação dos Catequistas, com os ensinamentos do catequeta Padre Elison Silva, coordenador de Catequese do Regional Nordeste 2. Está imperdível.
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gn 2, 7)