São Lucas é homenageado em tríduo dedicado ao patrono dos médicos

Micheliny Tenório / Comunicação Arquidiocese de Maceió

A futura Paróquia de São Lucas, no Conjunto Stella Maris, iniciou na noite dessa segunda-feira (15) o tríduo em honra ao patrono dos médicos e padroeiro da comunidade com a celebração da Santa Missa presidida por Monsenhor Pedro Teixeira. A animação litúrgica foi realizada pelo Ministério Toque do Céu e a noite teve como lideranças integrantes da Legião de Maria e do Coro São Lucas.

Para o diácono prov

isório Jan Carlos Costa, que está responsável pela comunidade, vivenciar a ocasião festiva é mais uma aprendizagem dentro de sua fé cristã. “São muitos desafios e com eles vem a aprendizagem já com vistas ao ministério sacerdotal”, frisou o futuro padre.

Em sua homília, Monsenhor Pedro Teixeira destacou que o Evangelho de São Lucas é o da misericórdia. “Lucas mostra a misericórdia e a bondade e diz que a fonte é a oração. É preciso aprender a perdoar e a gostar das pessoas”, refletiu o sacerdote ao falar sobre o tema do Sínodo dos Bispos – Os jovens, a fé e o discernimento vocacional – que está acontecendo em Roma. Para o monsenhor “os jovens precisam ter o espirito missionário de Lucas para seguir Jesus”.

Pedras vivas de São Lucas

Yolanda Soares, uma das paroquianas fundadoras da comunidade de São Lucas relembrou momentos marcantes para a comunidade, desde a instalação da pedra fundamental em 14 de outubro de 1989, passando pelas campanhas para arrecadação de verbas que foram empregadas na construção da igreja até o dia em que Dom Antônio Muniz fez a dedicação em 15 de outubro de 2006.

“Antes da igreja ser erguida com as doações dos paroquianos, as missas eram celebradas na quadra do Colégio São Lucas. Nossa igreja foi construída por meio de doações através de iniciativa do Monsenhor Edvar Moraes, à época pároco da Divino Espírito Santos, e com a cessão por comodato do terreno pertencente à Prefeitura de Maceió. Comemorar a Festa de São Lucas é viver a esperança de um tempo novo, de sermos ‘pedras vivas’ da Igreja”, destacou Yolanda ao citar trecho do hino do padroeiro.

O tríduo em honra a São Lucas se estende até quinta-feira, dia 18, que é dedicado aos médicos. A programação completa está disponível nas redes sociais da Arquidiocese.