O Padre Fabio Marciano, Administrador paroquial da Quase Paróquia Coração Imaculado de Maria, no Antares, celebrante no último dia da Festa, recordou da importância de Celebrar a Festa de São Vicente, frisando que foi símbolo de humildade, aproximando de Deus, e o segredo da sua Santidade. Também falou da importância de Maria, e a sua denominação de Nossa Senhora da Guia, sendo a estrela guia, que ilumina os passos, direcionando o caminho, fazendo uma releitura da aproximação de São Vicente com Cristo, através de Maria.
A Santa Casa de Misericórdia de Maceió, possui uma Capela dedicada a São Vicente de Paulo, Santo conhecido devido as questões sociais ao qual era envolvido, junto com Santa Luiza Marillac, criou a Congregação Filhas da Caridade, conhecidas popularmente, como irmãs Vicentinas, e também fundou a Congregação das Missões, os Lazaristas.
O Capelão, Pe. Cicero Lenisvaldo, agradeceu e recordou com alegria 168 anos da Capela, na sexta-feira, dia 27, contando com a presença do corpo executivo do hospital, membros da Irmandade da Santa Casa de Maceió, médicos, equipe multidisciplinar e todos colaboradores da instituição, teve o Coro São Vicente de Paulo.
As Santas Casas de Misericórdias, existe no Brasil, antes da República Federativa, deste o período Imperial, inicialmente com um intuito de caridade, e depois com um caráter mais filantrópico. A Santa Casa de Maceió foi construída sobre o olhar do Conego João Barbosa Cordeiro e as irmãs Vicentinas, que receberam inúmeras doações. Em 7 de Setembro de 1851, foi Lançado o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo, o então presidente Sá de Albuquerque autorizou a organização das irmãs da Misericórdia.
O compromisso da Santa Casa de Misericórdia, sendo invocada sobre a proteção de São Vicente, foi autorizado em 1857, mas deste 1855 a parte religiosa, já iniciava seus trabalhos espirituais com a autorização do Bispo Diocesano.
São Vicente de Paulo, era um padre de origem humilde. Nasceu na França, em 24 de abril, 1581.Com um coração sensível, se compadeceu das crianças que viviam em estado de vulnerabilidade social, abandonadas a pobreza e a prostituição. 27 de setembro, é o dia do falecimento e também o dia que celebra sua dedicação.
A Capela de São Vicente de Paulo, na Santa Casa de Misericórdia, comemorou com fé e devoção essa data. O administrador da Santa Casa de Misericórdia, ao final da Santa Missa, falou da importância da Capela São Vicente, no contexto da Casa da Misericórdia, no acolhimento dos doentes e na vida social e religiosa do hospital.