SAV Arquidiocesano celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações

No Domingo do Bom Pastor, o SAV Arquidiocesano realizou um encontro na Catedral Metropolitana de Maceió

Por Suzana Lima | Pascom Arquidiocesana

(Fotos: Edvania Maria | Pascom Arquidiocesana)

Na tarde deste 4° Domingo da Páscoa, Domingo do Bom Pastor, a Igreja celebrou o 61° Dia Mundial de Orações pelas Vocações que este ano teve como tema: “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”. Na Catedral Metropolitana de Maceió foi promovido, pelo Serviço de Animação Vocacional – SAV, um encontro.

O diácono Caio Cezar falou sobre este momento vivido nesta Igreja particular de Maceió:

“A Igreja neste dia se reúne para rezar por todas as vocações e foi o que nós fizemos hoje na Igreja Catedral, como Arquidiocese, um encontro organizado pelo SAV para que nós, enquanto igreja, pudéssemos rezar pelas vocações em todas as necessidades dos nossos padres, bispos, diáconos, seminaristas, para que sempre tenham a força, a graça de Cristo para perseverar em suas vocações e para continuar sendo sinal de esperança, de vida e de alegria para o mundo”.

Ir. Shirley, coordenadora do SAV Arquidiocesano e animadora deste encontro, falou como foi preparar este momento:

“Como o Papa nos convocou nesse dia de hoje, o dia do bom pastor rezar pelas vocações, nós do SAV da Arquidiocese de Maceió, nos organizamos em fazer uma programação onde o povo de Deus participasse, por isso escolhemos a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres e a gente teve esse momento de animação, momento de reza do terço por cada vocação específica, pelos consagrados, pelos ministérios ordenados, pela família, pelos leigos e leigas, enfim, todo o povo de Deus que deseja caminhar na vontade dele na sua vocação específica”.

“A gente pode resumir esse dia em duas coisas. Primeiro, nos animar como vocacionados, como consagrados, como chamados. Viver a alegria da nossa vocação. E o segundo, rezar por todas as vocações e também pedir ao Senhor da Messe que envie operários para vossa Messe”.

A animação do encontro foi da Comunidade Shalom e aconteceu ainda a recitação do Santo Terço e adoração ao Santíssimo Sacramento, com o diác. Caio Cezar. O encerramento foi com a Santa Missa presidida pelo padre Adriano Mendes, vigário da Catedral.

Neste dia os fiéis são chamados a rezar por mais vocações para que, especialmente os jovens, aceitem o chamado de Deus.

Em 12 de abril de 1964, o papa São Paulo VI estabeleceu e celebrou pela primeira vez o Dia Mundial de Oração pelas Vocações no Domingo do Bom Pastor. Em sua mensagem, o pontífice recordou a célebre frase: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”, e dirigiu aos fiéis do mundo um apelo para que rogassem ao Senhor da messe que enviasse mais trabalhadores para a sua Igreja.

O 61° Dia Mundial de Orações pelas Vocações tem como tema “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”.

O Santo Padre convida à reflexão sobre o chamado que o Senhor direciona a cada pessoa:

“Este Dia proporciona-nos sempre uma boa ocasião para recordar, com gratidão, diante do Senhor, o compromisso fiel, quotidiano e muitas vezes escondido daqueles que abraçaram uma vocação que envolve toda a sua vida. ”

“Despertemos do sono, saiamos da indiferença, abramos as grades da prisão em que por vezes nos fechamos, para que cada um de nós possa descobrir a própria vocação na Igreja e no mundo […] Apaixonemo-nos pela vida e comprometamo-nos no cuidado amoroso daqueles que vivem ao nosso lado e do ambiente que habitamos. ”