Sim à vida: Caminhada da Família reúne mais de mil fiéis em Maceió

(Foto: Pascom Maceió)

Mais de mil fiéis participaram, na tarde desse sábado (18), da 5ª Caminhada da Família em Maceió. O evento foi promovido pela Arquidiocese de Maceió, por meio da Pastoral Familiar, e marcou o encerramento da Semana Nacional da Família. Os participantes rezaram em defesa da vida, um ato contra a descriminação do aborto.

A programação começou no Estacionamento de Jaraguá e seguiu até a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, no Centro. Cláudia Salete é da coordenação arquidiocesana da Pastoral Familiar e explicou o sentido do gesto. “A Caminhada, assim como toda Semana da Família, é realizada para que as pessoas reconheçam o valor da família, que vem sofrendo com a violência, as drogas e, atualmente, está em evidência a questão do aborto. Então, todos os movimentos que formam a Pastoral trabalham em prol da vida. Tudo começa na família”, afirmou a coordenadora.

Mesmo no sétimo mês de gestação, Kelly Barros, participou da caminhada com muita animação ao som do Ministério O Servo Fiel e Banda Dom Bosco. A gestante já transmite para Maria Júlia a verdadeira alegria. “Na primeira parada e no primeiro mistério do Terço, todos rezaram pelas gestantes e me senti contemplada, até comentei que minha filha já vai nascer consagrada. Já é o terceiro ano que participo e a cada edição a nossa fé em família só se renova e a gente ganha forças para lutar”, disse.

“Que Deus ilumine os governantes e todos os que têm poder para que a gente consiga passar por este momento difícil, de descriminação do aborto, como Ele quer e não como muitos querem”, acrescentou a fiel da Paróquia Santa Rita de Cássia, do Farol.

Enquanto Arthur, de 3 anos, dormia no carrinho, os pais Toninho e Chiara Leite rezavam e cantavam durante a caminhada. “Estamos aqui orando, rezando por todas as famílias e defendendo a vida neste início de festa da nossa padroeira Senhora dos Prazeres”, partilhou Chiara.

Padre Sérgio Toledo, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Santa Lúcia, participou do ato e fez uma reflexão tendo como base o exemplo a mãe de Jesus: “Maria foi com pressa cuidar da prima Isabel. O cristão precisa seguir este modelo de vida, ter pressa, sair do comodismo e lembrar que é chamado a fazer o bem no mundo. Há forças maiores a favor do aborto e os cristãos estão dormindo no ponto, não percebemos ainda a força que temos. É preciso se expressar na rua para defender a vida de maneira pública”.

A Rede Nacional em Defesa da Vida esteve representada no evento. “Se faz necessário a união de todos, independente da fé que professa, para que se tenha uma voz em defesa da vida e consequentemente da família”, destacou Marília Alves, da coordenação estadual da Rede.

Após rezar o Terço durante cinco paradas, os fiéis fizeram a consagração a Nossa Senhora dos Prazeres em frente à Catedral Metropolitana. O cônego Severino Fernando, reitor, finalizou o evento com a bênção final.

Semana da Família

A programação da Semana Nacional da Família teve início no Dia dos Pais, 12 de agosto, nas paróquias com encontros, palestras, visita aos enfermos, praças e evangelização nas escolas. A Pastoral Familiar no Brasil refletiu o tema “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”.

Por Thiago Aquino/Pascom Maceió