Tríduo Eucarístico inicia com celebração no Santuário Eucarístico, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Rodrigo Lins | Pascom Arquidiocesana

Marcos Filipe – Pascom Arquidiocesana

Com o tema “Jesus Eucaristia, alimento das famílias”, a Arquidiocese de Maceió iniciou neste domingo (30) o Tríduo Eucarístico para a preparação da Solenidade de Corpus Christi na próxima quinta-feira (3).

Eram 11h no Santuário Eucarístico, Igreja Nossa Senhora do Rosário, no Centro da capital, quando iniciou a adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo reitor da Catedral Metropolitana, Cônego Severino Fernando. Logo em seguida, a celebração da Santa Missa.

“Na liturgia de hoje, somos chamados a rever nossa história, a da Salvação e a do Povo de Deus. Moisés recorda da aliança que o Senhor fez com o povo, e devemos fazer o mesmo. Enxergar as maravilhas da sua presença em nossas vidas, mas também os nossos defeitos, quando quebramos essa confiança. Deus sempre permanece fiel, mesmo quando falhamos”, colocou.

O sacerdote lembrou que assim como a Trindade, somos também uma comunidade de amor que caminha na certeza dessa aliança e que é alimentada pelo próprio Cristo, a Eucaristia.

“A família cristã vive da Eucaristia, a realidade do alimento celeste, que a Igreja precisa para ser evangelizadora, ampliar e fazer crescer essa família de Deus. Temos que ter consciência de pertencer a esta família, e a este corpo; onde Cristo é a cabeça, que nos alimenta, nos transforma”.

Confira a programação dos próximos dias:

Rodrigo Lins | Pascom Arquidiocesana

Segunda-feira 31/05
———– Maria, mulher eucarística ————-
“Na totalidade da sua vida. a Igreja vendo em Maria o seu modelo é chamada a imitá-la também na sua relação com este mistério santíssimo”(São João Paulo II, ECCLESIA DE EUCHARISTIA 53)
6h e 12h – Santa Missa

Terça-feira 01/06
———— José, guardião eucarístico ————–
“A aparente tensão entre a vida ativa e a vida contemplativa tem em José uma superação ideal, possível para quem possui a perfeição da caridade” (Papa São João Paulo II. Redemptoris Custos, 27)
6h e 12h – Santa Missa

Quarta-feira 02/06/2021
Véspera Solene
———– Jesus, máxima doação na Eucaristia ————-
“Desde o momento da Anunciação, José, juntamente com Maria, encontrou-se, em certo sentido, no íntimo do mistério escondido desde todos os séculos em Deus e que se tinha revestido de carne: “O Verbo fez-se carne e habitou entre nós” (Jo 1,14). Sim, Ele habitou entre os homens e o âmbito da sua morada foi a Sagrada Família de Nazaré, uma das tantas famílias desta pequena cidade de Galiléia, uma das tantas famílias da terra de Israel. Aí, Jesus crescia e “robustecia-se, cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com ele” (Lc 2,40)” (Papa São João Paulo II. Redemptoris Custos, 15)
6h e 12h – Santa Missa
9h30 – Hora Santa com o Clero da Arquidiocese
(Transmissão on-line)
———- Sacerdote e a Eucaristia ———–

Quinta-feira 03/06/2021 – Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
LOCAL: Catedral Metropolitana de Maceió
6h Missa
9h Missa solene
10h30 às 15h30 – Adoração ao Santíssimo Sacramento
15h30 – Bênção do Ss. Sacramento
16h – Missa