O metropolita se recupera de um procedimento cirúrgico, devido a complicações do diabetes.
Por Maria Cicera | Pascom Arquidiocesana
Este ano, as Celebrações da Semana Santa e Tríduo Pascal não tem a presidência do Arcebispo metropolitano, Dom Antônio Muniz Fernandes, porque ele ainda se recupera de problemas na saúde causados pela diabetes.
Então o Arcebispo decidiu celebrar o Tríduo Pascal diretamente de sua Capela particular, na residência episcopal, com a assistência do Diácono Urilian Santana.
Na Missa da Ceia do Senhor, 01 de abril, às 17h, o metropolita iniciou sua homilia saudando os idosos, os enfermos – nas UTIS, UPAS e leitos de hospital – e sua solidariedade com os que perderam seus entes queridos. Citou padres e bispos que faleceram devido a Covid-19, inclusive Pe. Nilton Marques, e que nesta Páscoa devem estar nas intenções dos corações dos fiéis.
“Que possamos aprender nessa Páscoa o sentido da vida e o aumentar emprenho do cuidado pela vida. Colocar também na patena os inúmeros profissionais da saúde que partiram ou que estão na árdua luta conta este vírus; nesta patena que hoje torna-se imensa acolhemos os filhos e filhas de Deus que sofrem nesta pandemia”, falou o Arcebispo.
O metropolita alertou para que as pessoas, as autoridades parem de brincar com a vida; com os mais fragilizados socialmente e citou a necessidade de rezar pelos que sofrem de tantas outras enfermidades e lutam pela vida. “Também temos que rezar em ação de graças por nossas vidas poupadas”.
“Foi naquela última Ceia, na mãe de todas as missas, na primeira de todas as missas, onde o próprio Jesus faz a ação de celebrar de entrega. Ele oferece e ao mesmo tempo é oferenda. A palavra de Jesus cai em nosso coração nos mandando ser servos, a Igreja servidora. O caminho de quem celebra a Eucaristia é o caminho do serviço”, e concluiu dizendo: “O caminho para aquele que se configura a Cristo em seu sacerdócio, que se torna padre, é o caminho do serviço. Jesus quer padres servidores!”
Participam, na capela, um pequeno número de fiéis, seminaristas e os fiéis que acompanham pelo canal do Youtube da Arquidiocese.
Sexta-feira Santa
A celebração da Paixão do Senhor foi celebrada, porém não foi transmitida pelas mídias sociais. Na parte da noite, às 19h30, Dom Antônio Muniz realizou a Via-Sacra.
Com alguns fiéis, que residem próximos a sua residência, recordou o caminho da vida dolorosa de Jesus e rezou por cada situação de abandono, de exclusão, de dor, de ausência do amor ao próximo.
As celebrações acontecem em horários diferentes aos da Catedral Metropolitana. No Sábado Santo a Vígilia Pascal, mãe de todas as vígilias, será às 21h e no Domingo da Páscoa do Senhor, às 17h.
As pessoas podem acompanhar pelo Canal do Youtube da Arquidiocese de Maceió.