Última Feira Camponesa Itinerante de 2021 celebra o Dia da Economia Solidária

Fotos: Assessoria/CPT AL

A última feira Camponesa Itinerante deste ano de 2021 acontecerá na quinta e sexta-feira, dias 16 e 17, no bairro da Serraria, logo após o Dia da Economia Solidária, comemorado em 15 de dezembro. A data é significativa quem acredita que uma outra economia é possível tendo como base uma estratégia de desenvolvimento sustentável, com respeito à vida e justiça social.

Economia solidária tem tudo a ver com a Feira Camponesa. O projeto se coloca como uma alternativa para as famílias camponesas diante das dificuldades de escoamento da sua produção e foca no bem comum, na preservação do meio ambiente e na organização autogestionária. Deste modo, a feira realizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Alagoas segue princípios básicos da economia solidária, que tem em sua essência a igualdade e, para isso, valoriza o ser humano e não o capital.

Na Feira Camponesa Itinerante há uma diversidade de alimentos sadios, direto da roça das comunidades de acampamentos e assentamentos de luta pela terra na zona da mata, no litoral e no sertão do estado. Têm frutas, verduras, legumes, ervas medicinais etc. Os alimentos comercializados são produzidos com práticas agroecológicas, ou seja, sem uso de agrotóxicos, com adubação orgânica, controle alternativo de pragas e poda.

Sorteio e forró – Para celebrar a chegada do menino Jesus e o início de um novo ciclo, nessa edição, os feirantes irão realizar sorteio de cesta camponesa. Nesta semana, em que também é celebrado o Dia do Forró (13/12), não vai faltar o autêntico forró pé-de-serra com Pinóquio do Acordeon na quinta-feira às 6h30 e 18h30.

A feira será montada, mais uma vez, na praça da igreja do Conjunto José Tenório, na Serraria. A realização é da Comissão Pastoral da Terra, com apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), órgão vinculado ao Governo do Estado de Alagoas, e da Misereor, obra episcopal da Igreja Católica na Alemanha que trabalha na cooperação para o desenvolvimento, comprometida com a luta contra a pobreza na África, Ásia e América Latina.

Dia Nacional da Economia Solidária – O Dia Nacional da Economia Solidária foi criado em homenagem ao seringueiro, sindicalista e ambientalista Chico Mendes, que nasceu em 15 de dezembro de 1944. Chico Mendes ficou conhecido pela luta em defesa dos seringueiros da Bacia Amazônica, através da conscientização sobre a importância de preservar a floresta nativa.

 

Serviço: Feira Camponesa Itinerante
Data: Quinta e sexta-feira, 16 e 17 de dezembro de 2021
Horário: 6h às 20h
Mais informações: 82 99341-4025 (Heloísa do Amaral – coordenadora da CPT) / 82 99137-6112 (Carlos Lima – coordenador da CPT)