Significado

Marca do Centenário da Arquidiocese de Maceió

CRUZ ARQUIEPISCOPAL – A Cruz de Lorena, modelo usado na marca, é originalmente uma cruz heráldica. Esta cruz de duas barras consiste em uma linha vertical cruzada por duas linhas horizontais menores. Na versão mais antiga, ambas as barras possuíam o mesmo tamanho. No século XX passou a ser utilizada com a barra de cima sendo menor. O nome "de Lorena" vem sendo usado para diversas variações. É a cruz do Arcebispo.

NÚMERO 100 – Representa os anos que a Igreja caminha como Arquidiocese e nesta ótica foi optado por colocar os símbolos que visivelmente representam a Arquidiocese e sua ação evangelizadora dentro do numeral e próximo a ele.

CATEDRAL – A Igreja-Mãe é o templo em que se encontra a sede de um bispo ou arcebispo e uma diocese, com seu cabido. Na Arquidiocese está localizada na cidade de Maceió.

O M de Maria – A Padroeira da Arquidiocese, Mãe e Senhora dos Prazeres, a quem os filhos e filhas de Deus recorrem pedindo proteção e amparo em todos os momentos. Mãe zelosa e amorosa que do alto de seu nicho olha com amor para o povo de Deus e confirma sua presença materna na Cidade de Maceió e em todo o território arquidiocesano.

AS ÁGUAS – Oceano Atlântico, rios e Lagoas. O território arquidiocesano é banhado, na Capital e em seu litoral Norte, por praias. Áreas banhadas pelas Lagoas Mundaú e Manguaba e rios que nela desaguam.

COQUEIRO – Representando a Cidade de Maceió, onde está localizado a Sede da Igreja arquidiocesana. Aqui representada por um coqueiro que recorda as belezas naturais.

ESTRELAS – As três estrelas representam as dioceses sufragâneas de Penedo e Palmeira dos Índios, que junto à Arquidiocese de Maceió formam a Província Eclesiástica de Alagoas.

AS ONDAS – Nas cores amarelo e branco representam o impulso do Espírito Santo que rege a Igreja. Representa também, os três pilares da Arquidiocese na ação evangelizadora: Missionária, Samaritana e Orante.

LEMA PARA O TRIÊNIO – “Uma Igreja em saída rumo ao Centenário” é o Lema escolhido pelo sr. Arcebispo e o Conselho Arquidiocesano de Pastoral que será usado como referência nos anos de 2018 a 2020 no território arquidiocesano.

DATAS – As datas fazem menção ao Decreto do Papa Bento XV, em 13 de fevereiro de 1920, elevando a Diocese de Maceió à Arquidiocese de Maceió e 2020 ao ano centenário e o ápice das celebrações que se iniciam em toda Igreja Arquidiocesana.